Engenharia
Pode-se dizer que Banco Central é uma autarquia do sistema financeiro de um país, ou de uma comunidade de países, como é o caso do Banco Central Europeu. Um Banco Central é sempre vinculado ao Governo do país, uns com mais, outros com menos autonomia em relação ao Governo.
Aurélio Buarque Holanda (1996) define autarquia como:
"Entidade autônoma, auxiliar e descentralizada da administração pública sujeita à fiscalização e à tutela o Estado, com patrimônio constituído de recursos próprios, e cujo fim é executar serviços de caráter estatal ou interessantes à coletividade, como, entre outras, caixas econômicas e institutos de previdência." (1996, pág. 201).
Dessa forma, o Banco Central de um país poderia ser chamado de Banco dos Bancos. Desempenha o papel de órgão monetário principal em qualquer país, pois suas atribuições causam impacto direto à população. http://www.infoescola.com/economia/banco-central/ (26/03/14; 10h40min)
Onde surgiu?
Em dezembro de 1964 é instituída a Lei nº 4.595, criando o Banco Central do Brasil, autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que iniciou suas atividades em março de 1965. https://www.bcb.gov.br/?HISTORIABC (26/03/14; 11h15min)
Qual é a função do banco central?
Basicamente, as funções do Banco Central do Brasil se concentram na supervisão da política monetária e cambial do país e na fiscalização do sistema financeiro nacional. De forma específica, as principais funções do BACEN são:
- emissão de papel moeda;
- recebimento dos recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais;
- realização de operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras;
- formulação, execução e acompanhamento da política cambial e de relações financeiras com o exterior;
- organização, disciplinamento e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional, do Sistema de Pagamento Brasileiro e do Sistema Nacional de Habitação e ordenamento do mercado