Engenharia
A resistividade é dada por medidas de impedimento de um certo material cujo a substância é facilmente suscetível que se junta com a corrente elétrica formando um fluxo ou seja quanto menor a resistividade estiver facilmente o material permitirá que a carga elétrica passe. Não esquecendo que o sistema internacional da resistividade é o ohm e é dada em metro.
Um certo dispositivo pode ser representado pela resistência elétrica R uma resistividade representado pela fórmula:
Onde, Resistividade elétrica:
R Resistência elétrica de um certo tipo de material; Comprimento de uma mesma espécie;
A A área da seção de uma mesma espécie;
É importante citar que esta relação só vale para materiais uniformes e isotrópicos.
Depois que a resistência específica fica dependente da temperatura ela pode ser apresentada na temperatura de 20°C. Já nos metais aumenta a medida que aumenta a temperatura gradativamente, já nos semicondutores diminui na media que aumenta a temperatura .
A resistividade nos condutores se dá devida ao ato de colidir entre cargas de condução e átomos. A força eletrostática acelera as cargas de condução, atingem uma velocidade média constante após as colisões.
Para que eu possa determinar o valor da resistencia é necessário saber a temperatura, o tamanho do condutor e a natureza do material.
Os fios de cobre, alumínio e o silício são condutores elétricos de baixa tensão, e transportam energia elétrica em circuitos de tensão que chega a 1000v.
A figura acima mostra os componente de um fio de baixa tensão.
A formação de um condutor flesível se dá a constituição de um fio metálico e maciço rígido ou por fios torcidos. Alguns cabos elétricos são constituídos apenas de condutor e isolação, sendo assim chamados de condutores isolados porém existe aqueles que possuem um adicional voltado a cobertura com isso sao chamados de unipolares e multipolares
Na figura acima podemos observar os cabos de baixa tensão.