engenharia
a) Esse fenômeno natural.
É quando os raios solares que entram na Terra tentam voltar para o espaço, mas não consegue devido ao excesso de gás carbônico preso na atmosfera que refletem o calor de volta como em uma estufa por isso o nome.
b) Suas implicações em relação à intensificação dos gases do efeito estufa como poluentes na camada atmosférica.
O problema é que o crescimento da população, a exploração dos recursos naturais, a queima de combustíveis fósseis de forma descontrolada levou ao aumento da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, logo retendo mais calor, logo alterando a temperatura da estufa - esse é o problema que recebe o nome de "Aquecimento Global"
2. A Camada de Ozônio presente na estratosfera protege o planeta da incidência direta dos raios ultravioleta.
a) Quais são as causas da diminuição da camada de ozônio?
A liberação em excesso do composto CFC (cloreto de flúor-carbono) para a atmosfera, faz com q as moléculas deste gás se desprendam e agreguem às moléculas do O3 (gás ozônio) destruindo-o, gerando "buracos" q causam a vulnerabilidade da Terra diante dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.
b) De que maneira ocorre a redução da camada de ozônio?
Com a liberação do Gás CFC (Cloro Flúor Carbono), que é o grande responsável pela destruição na camada de ozônio,
A utilização desse gás não causa problemas junto à superfície terrestre, pois ele não é tóxico.
Entretanto, ao atingir altitudes entre 35 e 55 km - faixa de concentração da camada de ozônio os átomos de cloro fixam-se às moléculas de ozônio, destruindo-as.
3. Outro fator causado pela poluição do ar atmosférico é a chuva ácida.
a) Como ocorre a chuva ácida?
A chuva carregada de ácido sulfúrico ou ácido nítrico é chamada de chuva ácida. Ela ocorre devido à queima de carvão e poluentes industriais que