Engenharia
Escola Superior de Ciência e tecnologia – EST
SISTEMAS CONSTRUTIVOS ll
Manaus – AM
2014
Paulo Roberto S. Nascimento Junior
SISTEMAS CONSTRUTIVOS ll
Manaus – AM
2014
Introdução
Nos últimos anos, as empresas dos mais diversos ramos de atividades e de todo o mundo passam por evoluções em todos os seus aspectos, tecnológico, social e de mercado.Referindo-se ao mercado, houve uma notória ruptura das fronteiras comerciais e aconseqüente globalização da economia, dispersando as áreas de concentração da produção,dando origem a novos mercados e estimulando o surgimento de pequenas empresas.MELHADO (2005)
Hoje, como resultado da nova economia competitiva, há uma nova formulação do preço, onde os altos custos não são mais repassados aos clientes. O lucro então não pode ser previsto, agora ele passou a ser o resultado da diferença entre o preço do mercado e o custo da produção do produto. Em razão dessas profundas transformações no mercado as empresas se veem obrigadas a reduzir seus custos de produção, e a buscar qualidade em seus processos para viabilizarem seus empreendimentos. E são essas as transformações no quadro tecnológico atualmente.
A qualidade não pode ser reportada apenas ao controle da produção, que envolve insumos, mão de obra e serviços contratados. A atividade de projeto, quando desvalorizada implica em entregas de projetos defeituosos e incompletos, o que gera erros na produção e retrabalho a todos os agentes envolvidos, e consequentemente aumento do custo final do empreendimento,atrasos na entrega e insatisfação dos clientes.
Descrição
O sistema construtivo tradicional, ou seja, aquele empregado por tradição vem sendo substituído por novas tecnologias, aliado “com o advento do Código de defesa do consumidor" (CDC) – que tornou o consumidor conhecedor de seus direitos e assim mais