engenharia
A exploração de recursos minerais tem uma estreita relação com o crescimento econômico de um país ou região,muitas vezes, a exploração não é realizada de maneira adequada, o que leva a diversos prejuízos ao meio ambiente. O conceito de desempenho ambiental tem sido utilizado como forma para revelar as relações da empresa com o meio ambiente e com a sociedade, constituindo um parâmetro de análise da sua postura diante das questões sócio-ambientais. A ausência de um planejamento ambiental sobre o desenvolvimento da atividade, muita das vezes, resulta em impactos ambientais.
IMPACTOS AMBIENTAIS.
Em cada uma das etapas de exploração ocorre um impacto ambiental na região próxima à pedreira. A intensidade desses impactos depende muito do compromisso da empresa responsável pela pedreira em adotar medidas que otimizam a extração e minimizam os efeitos no meio ambiente e na população. Além disso, outros setores relacionados à pedreira, como o administrativo e a oficina, também são responsáveis por impactos ambientais.Os impactos que as pedreiras podem causar em duas classes: os impactos positivos e os impactos negativos.
Impactos positivos.
Os impactos positivos relacionados a uma pedreira, são de teor sócio-econômico, uma vez que focam o desenvolvimento econômico e regional e arrecadação de tributos. A construção civil costumar ditar o ritmo de crescimento de um país. A indústria de brita acompanha esse ritmo. Se a construção civil está em alta é necessária uma maior produção de brita, o que leva a uma oferta de empregos diretos e indiretos e a um aumento da arrecadação tributária.
Impactos negativos.
Observando os impactos e comparando com os estudos, pode-se descrever os principais impactos negativos relacionados à pedreira como: Poluição do ar – a utilização de explosivos e movimentação constantes de veículos e máquinas gera enorme quantidade de poeira. Impactos sobre o solo – a atividade minerária gera diversos impactos ao solo. Os mais comuns são