Engenharia
FACULDADE: CENTRO UNIVERSITARIO DO DISTRITO FEDERAL
TÍTULO: Três exemplos de: “Métodos de Avaliação de impacto Ambiental”
Nome: RICARDO PATRICIO DE SENA
Brasília
2013
Introdução
A avaliação de impacto ambiental (AIA) pode ser definida, segundo Bolea, como "estudos realizados para identificar, prever, interpretar e prevenir os efeitos ambientais que determinadas ações, planos, programas ou projetos podem causar à saúde, ao bem-estar humano e ao ambiente, incluindo alternativas ao projeto ou ação, e pressupondo a participação do público".
Seu objetivo principal é obter informações sobre os impactos ambientais, através de exame sistemático, para submetê-las às autoridades e à opinião pública, com o fim primordial de prevenir os impactos ambientais negativos decorrentes da ação proposta e suas alternativas, bem como maximizar os eventuais benefícios.
Principais métodos de AIA
Cada método apresenta suas vantagens e desvantagens, não havendo um que proporcione uma completa AIA de um empreendimento.
Esses métodos podem ser modificados e adaptados, de forma a adequar-se a cada tipo de projeto.
Qualquer que seja o método utilizado, é necessário que a sua aplicação seja complementada com uma descrição detalhada dos impactos sobre os meios físico, biológico e antrópico.
1. Métodos “ad hoc”:
Consiste em reuniões de um grupo de especialistas, com formações variadas, escolhidos de acordo com o tipo de projeto a ser analisado, os quais realizam a avaliação, numa abordagem inicial, dos principais impactos do empreendimento.
Pode ser considerado como um método indicado para uma análise prévia dos impactos prováveis de um projeto, sendo útil na definição da melhor alternativa a ser adotada.
Apresentam como vantagem uma estimativa rápida da evolução de impactos de forma organizada, facilmente compreensível pelo público. Porém, não