engenharia
As boas notas acontecem quando os alunos demonstram, no momento da avaliação, que aprenderam bem a matéria que os professores ensinaram. E aprendem bem de três maneiras: ouvindo com atenção as aulas, realizando as tarefas indicadas e estudando.
Durante algum tempo, um aluno pode aprender bem sem que sinta necessidade de estudar: se tiver capacidade de concentração, facilidade para entender aquilo que escuta, boa memória. É difícil, nessa fase, que um filho faça muito mais do que os “deveres”, porque ele não sente necessidade de sentar diante de um livro para aprender uma coisa que já aprendeu anteriormente…
A medida que o tempo passa, estas capacidades já não são suficientes. É preciso estudar, porque as materias são muito complexas. Estudar é uma atividade que não é sempre agradável à maioria das pessoas. É difícil, dá trabalho, custa esforço. Estudar é uma tarefa que depende de algumas coisas importantes e fundamentais: ter um método de estudo ajuda, um local apropriado, uma iluminação correta, um ambiente sossegado, o material necessário… Porém, o estudo depende essencialmente de duas coisas: a capacidade de sofrimento (de fazer aquilo que nem sempre é agradável) e a motivação (querer fazer). Como estudar é quase sempre desagradável e difícil, muitos jovens só serão bons alunos se estiverem habituados a fazer coisas desagradáveis e difíceis. Portanto, a melhor forma de os pais ajudarem os seus filhos a serem bons alunos consiste em habituá-los desde muito cedo a fazerem tarefas desagradáveis e difíceis (repito propositadamente estes adjetivos…).
Fazer atividades faz crescer, dá alegria, desenvolve capacidades, aumenta a força de vontade (e, portanto, a liberdade), fomenta a união com as outras pessoas. Estas tarefas dificeis, constituindo uma base para a capacidade de estudar, são, portanto, ainda mais importantes para a formação da personalidade, do caráter e das virtudes pessoais. Nenhuma pessoa se constrói corretamente