Engenharia.
Os organismos vivos e o seu ambiente nao-vivo (abiótico) estão inseparavelmente inter-relaciona-dos e interagem entre si. Chamamos de sistema ecológico ou ecossistema qualquer unidade (bios-sistema) que abranja todos os organismos que funcionam em conjunto (a comunidade biótica) numa dada área, interagindo com o ambiente físico de tal forma que um fluxo de energia produza estruturas bióticas claramente definidas e uma ciclagem de materiais entre as partes vivas e não-vivas.
O ecossistema é a unidade funcional básica na ecologia, pois inclui tanto os organismos quanto o ambiente abiótico; cada um destes fatores influencia as propriedades do outro e cada um é necessário para a manutenção da vida, como a conhecemos, na Terra.
Sendo os ecossistemas sistemas abertos, o ambiente de entrada e o ambiente de saída devem ser considerados partes importantes do conceito.
0 termo "ecossistema" foi proposto primeiramente em 1935 pelo ecologista británico A. G. Tansley, mas, naturalmente, o conceito é bem mais antigo. Mesmo na mais remota história escrita, encontram-se alusões à idéia da unidade dos organismos com o ambiente (e, também, da unidade dos seres humanos com a natureza). Enunciados formais da idéia começaram a aparecer somente no fim do séc. XIX e paralelamente nas publicações sobre ecologia americanas, européias e russas. Assim, em 1877, Karl Mobius escreveu (em alemão) sobre a comunidade de organismos num recife de ostras como uma
“biocenose".
O pioneiro russo V. V. Dokuchaev (1846-1903) e seu discípulo principal, G. F.
Morozov (que se especializava em ecologia florestal),* enfatizaram o conceito da "biocenose", vocábulo posteriormente expandido por ecologistas russos para "geobiocenose"
Fosse qual fosse o ambiente estudado (dulcícola, marinho ou terrestre), os biólogos, na virada do século, começavam a considerar a idéia de que a natureza realmente funciona como um sistema. Foi somente quando uma teoria geral de