Engenharia
METÁLICA CIÊNCIA E ARTE” (1)
Autor: Luiz Cláudio de Oliveira Couto (2)
Resumo: Este trabalho apresenta um breve histórico acompanhado do resumo teórico sobre uma forma eficiente de proteção anti-corrosiva muito aplicada na Europa e principalmente nos Estados Unidos para revestimento de estruturas metálicas, independente de suas dimensões, peso ou localização.
Inicialmente de vasta aplicação em estruturas e equipamentos industriais, mostraremos como atualmente este processo marca presença protegendo também as estruturas metálicas utilizadas na construção civil como estruturas de edifícios, galpões, armazéns, residências, pontes e viadutos, inclusive na proteção do concreto armado.
A arquitetura e o “design” também podem valer-se da utilização do processo de Aspersão Térmica (Metalização).
Veremos como a metalização pode reduzir os custos e tornar viável aplicações decorativas e a recuperação de antigüidades, revestindo peças de aço ou ferro com bronze, latão, cobre, zinco, alumínio, etc.
Palavras-chave: aspersão térmica, metalização, construção metálica, proteção anti-corrosiva, corrosão, concreto armado, bronze, latão, cobre, alumínio e zinco.
----------------------------------------------------------------------------------------------(1) “Aspersão
Térmica na Construção Metálica – Ciência e Arte” Contribuição Técnica a ser apresentada no CONSTRUMETAL 2006 – Congresso Latino-Americano da
Construção Metálica – Setembro 2006 – São Paulo – SP – Brasil.
(2) Engenheiro
Metalurgista responsável pela Engenharia de Aplicações da
Revex Brasil Ltda. e Revex Metalização Ltda.
1
1. INTRODUÇÃO
A aspersão térmica (Figura 1) é um dos processos mais indicados para utilização em situações onde o objetivo é proteger superfícies metálicas dos danos causados pela corrosão. A degradação destas superfícies, além de prejudicar visualmente a condição da estrutura, leva a mesma a ter
Figura 1 - Aspersão