engenharia
TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA
ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
DOCTUM – TEÓFILO OTONI
2013
...........................................nome
TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA
ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
Trabalho de graduação apresentado a disciplina de Fundamentos da Administração e Economia do Curso de Engenharia Civil, parte das atividades acadêmicas e requisito parcial para a aprovação no curso, sob orientação da professora Iara Pereira da Encarnação Alcântara.
DOCTUM – TEÓFILO OTON
2013
SUMÁRIO
1. OLIGAPÓLIO 05
1.1 CRITICA OLIGOPÓLIO 06
2. MONOPOLIO 06
2.1 CRITICA MONOPLOLEO 07
3. SALARIO 07
3.1 CRITICA SALARIO 09
4. RENDA 09
4.1 CRITICA RENDA 10
5. LUCRO 10
5.1 CRITICA LUCRO 10
BIBIOGRAFIA 11
1. OLIGOPÓLIO Segundo (Augusto 2009) os oligopólios nem sempre são prejudiciais ao consumidor, especialmente nos momentos em que não tenha formação de cartéis e quando os conluios são quebrados por um dos participantes. Nestas situações em que acordos de conluios são quebráveis, os preços caem em benefício do consumidor.
O problema do oligopolista é diferente dos demais tipos de empresários. Nos mercados de livre concorrência nenhum competidor pode influir sobre os resultados de uma outra empresa por não ter força suficiente para modificar os preços, no entanto, nos oligopólios, qualquer oligopolista pode influir sobre os benefícios de seus competidores, qualquer esforço no sentido de melhorar seus resultados próprios, provocam impactos e deterioram os recursos dos demais membros do oligopólio.
Embora os oligopolistas desejassem formar cartéis e obter lucros monopolistas, isso geralmente não é possível. A legislação antitruste proíbe explicitamente acordo entre os oligopolistas como assunto de política pública, ademais, conflitos entre os membros dos cartéis sobre como dividir o lucro do mercado muitas vezes tornam