relatorio de eletrica
Relatório de Elétrica
Mogi das Cruzes - SP
1.Objetivo
Familiarização com os métodos básicos para lidar com eletricidade e com os instrumentos elétricos que são utilizados rotineiramente nos laboratórios.
2.Introdução
A prática em laboratórios de eletricidade exige disciplina e cuidados para não colocar em risco a integridade primeiramente do operador e secundariamente doa equipamentos utilizados para as operações de laboratório.
A principio trabalharemos com baixas tensões e com dispositivo de baixa potencia, porem isso irá se alternando com a evolução das aulas, portanto é necessário a aquisição de procedimentos de segurança que premiem a boa pratica laboratorial.
Um resistor (frequentemente chamado de resistência, que é na verdade a sua medida) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou