engenharia
Segurança e Durabilidade no Uso de Cabos de Aço
O quê é a construção de um cabo de aço?
Os cabos de aço apresentam diversas construções. A construção do cabo é determinada pelo número de pernas que o compõem, e pelo número de fios de cada perna. O cabo 6 x 19, por exemplo, é composto por 6 pernas de 19 fios cada.
Já a alma do cabo pode ser identificada pelas seguintes siglas: AF (alma de fibra natural); AFA (alma de fibra artificial); AA (alma de aço formada por uma perna); e AACI (alma de aço de cabo independente).
O que é o passo de um cabo?
O passo de um cabo é a distância na qual uma perna dá uma volta completa em torno da alma do cabo. Veja o exemplo:
Como medir o diâmetro de um cabo?
O diâmetro de um cabo é aquele de sua circunferência máxima. Assim, atenção quando for medi-lo:
Os cabos de aço têm diversas composições
A composição dos cabos varia do acordo com os diversos tipos fabricados: Seale, Filler ou Warrington, ou ainda suas combinações. Chama-se composição a forma de disposição dos fios em cada perna. Veja alguns exemplos.
Cuidados para aumentar a durabilidade dos cabos de aço
1. Manuseie corretamente
Como enrolar e desenrolar um cabo de aço
A - Com cavaletes
Para desenrolar um cabo, coloque a bobina em um eixo horizontal sobre dois cavaletes. O repassamento da bobina para o tambor do equipamento nunca deve ser feito no sentido inverso de enrolamento do cabo (formando um S), porque isso provoca tensões internas prejudiciais à sua vida útil. O melhor repassamento é aquele que obedece o sentido original de enrolamento do cabo na bobina.
B - Com mesas giratórias
Outra boa forma para desenrolar cabos é com a ajuda de mesas giratórias (veja Fig. 1). Cuidado porem com o caso ilustrado na Fig. 2, onde a bobina ou o rolo sejam fixos.
2. Verifique sempre as polias
A seção transversal do canal da polia deve permitir um perfeito assentamento