Engenharia
1)PALEOLÍTICO
Tudo começou há 800.000 anos, com o fogo usado no paleolítico. Muito provavelmente, pelo homo erectus. O fogo foi importantíssimo para entrar nas cavernas, o que resultou em uma unidade familiar, pois naquela época era muito frio, obrigando os humanos a viverem em cavernas. Ainda no paleolítico, possivelmente a 100.000 anos atrás, foram usadas ferramentas. Os objetos foram confeccionados primeiramente em osso e madeira, depois em pedra. Usavam um machado de pedra, para cortar e esmagar os alimentos, para defesa e fazer furos.
Passando um tempo, foram criando-se outras ferramentas, como o ferro, há 1.500 a.c. Que servia como processo de ‘’montagem’’, extração. Assim, pode-se dizer que essas invenções são consistentes com a moderna definição de engenharia, explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver ferramentas e objetos utilitários.
2) MESOPOTÂMIA
Significa entre outras palavras, ‘’terra entre dois rios’’. A mesopotâmia está localizada no Oriente Médio, delimitada entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas. Os rios desembocam no Golfo Pérsico e a região toda é rodeada por desertos. O surgimento dos primeiros núcleos urbanos na região, foi acompanhado do desenvolvimento de um complexo sistema hidráulico que favorecia a utilização dos pântanos, evitava inundações e garantia o armazenamento de água para as estações mais secas. Fazia-se necessária a construção dessas estruturas para manter algum tipo de controle sobre o regime dos rios Tigre e Eufrates. Já que, na mesopotâmia as enchentes eram muito mais violentas e sem uniformidade. Fazendo com que o trabalho coletivo e a grande obra hidráulica mostrem o crescimento da engenharia.
3)EGITO
Pirâmides do Egito são monumentos de alvenaria construídos no Antigo Egito. Como o nome indica, são formadas por uma base quadrada de quatro faces triangulares que convergem para um vértice. As pirâmides têm uma