Engenharia
CONVERSOR BOOST PARA ESTAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES
Guilherme Zirr
Mauro Fonseca Rodrigues
Renan Hermes
Ijuí, 01 de julho de 2009.
APRESENTAÇÃO
Neste trabalho iremos projetar um conversor CC-CC elevador na configuração Boost.
O intuito do trabalho, além de dominar e praticar as ferramentas matemáticas usuais para projeto de conversores, é encontrar uma aplicação prática para um conversor no dia-dia da Engenharia Elétrica.
No caso a expor iremos, hipoteticamente, gerar uma necessidade inusitada ocasionada por uma implantação de novos equipamentos com tensão nominal diferente dos antigos. Dessa forma, para não retardar a instalação e atender a nova especificação de alimentação projetaremos o conversor para suprir as novas necessidades.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 04
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 05
1. Teoria Conversores CC-CC 05
2. Conversor Boost 07
3. A Estação de Telecomunicações 10
1. Circuito e Aplicação 11
2. Dimensionamento do Conversor Boost 12
3. Circuito Projetado e Simulado 14
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRAFIA 17
INTRODUÇÃO
Existem casos que as trocas de equipamentos acarretam problemas na alimentação dos mesmos gerando solicitações para a concessionária de energia e revisões na planta instalada como carga e demanda do local.
No caso deste trabalho buscamos uma possibilidade real, que pode acontecer a qualquer momento, onde a substituição de equipamentos gera a necessidade de adaptação da tensão de entrada com a tensão de saída.
O exemplo utilizado situa-se numa estação de telecomunicações, provedora de serviço de voz e dados para os clientes de uma pequena localidade. Essa estação possui uma demanda total máxima de 15A e os novos equipamentos instalados funcionam com 48V de tensão