engenharia
A palavra economia deriva do grego oikosnomos que significa a administração de uma casa, ou do estado.
Economia é a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos na produção de bens e serviços. Essa definição contem vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da ciência econômica : escolha, escassez, necessidades, recursos, produção, distribuição. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos.
Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. Os elementos básicos são: Fatores de produção(incluem-se nos RH, o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnológica), complexo de unidades de produção (empresas), conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais (são a base da organização da sociedade).
PROBLEMAS ECONOMICOS FUNDAMENTAIS – o que e quanto produzir.(dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. COMO PRODUZIR. A sociedade terá de escolher quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços. PARA QUEM PRODUZIR. A distribuição dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.
Em economias de mercado, esses problemas são resolvidos pelo mecanismo de preços atuando por meio da oferta e da demanda.
A curva de possibilidades de produção – devido a escassez de recursos, a produção total de um pais tem um limite Maximo, uma produção potencial ou produto de pleno emprego, onde todos os recursos disponíveis estão