Engenharia
O trabalho W é a energia transferida para / ou de um objeto por intermédio de uma força que atua sobre o mesmo.
Uma energia transferida para o objeto corresponde a um trabalho positivo, e uma energia transferida de um objeto corresponde a um trabalho negativo. Trabalho é energia transferida, mas o termo transferido não significa necessariamente que algum material flui para o objeto.
W = F . d
W = trabalho,
F = força dada em N, d = deslocamento.
Energia Cinética é possuída por qualquer coisa em movimento; quanto mais rapidamente um objecto se move, maior a sua energia cinética. Além disso, quanto mais massa tiver um objeto, maior é a sua energia cinética (apenas quando está em movimento). As máquinas mecânicas - automóveis, tornos, bate-estacas ou quaisquer outras máquinas motorizadas - produzem energia cinética, e esta espécie de energia é muitas vezes chamada de energia mecânica. Em física, a energia cinética é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para tirá-lo do repouso e colocá-lo a uma velocidade V.
Para um objeto de massa m a uma velocidade v a energia cinética é calculada como:
[pic]
Da definição de energia cinética como trabalho para colocar um corpo em movimento, podemos obter a expressão geral dada acima para o cálculo da energia cinética:
[pic]
como o deslocamento em instante infinitesimal de tempo é, [pic], obtemos:
[pic]
1 INTRODUÇÃO
Falar em Energia Cinética é falar em movimento. Se pararmos para pensar e refletir academicamente sobre tudo aquilo que esta ao nosso redor, observamos o trabalho contínuo da energia cinética em movimento.
Simples é observarmos tornos em movimento, carros circulando em avenidas, difícil é compreender o mecanismo que nos traz benefícios claros nas áreas de produção e até mesmo em termos de qualidade de vida.
Tal fator nos remete a uma experiência prática para que em forma de trabalho e observação tenhamos claro o relacionamento trabalho/energia cinética, visando