Engenharia
Apresentação:
A racionalização construtiva pode ser entendida como a aplicação mais eficiente dos recursos em todas as atividades desenvolvidas para a construção do edifício. Algumas das diretrizes de produção desenvolvidas inicialmente para a alvenaria estrutural são estendidas à alvenaria de vedação. Quando se pretende implantar conceitos de racionalização da construção, deve-se iniciar pela estrutura da edificação. Em seguida, deve-se priorizar a alvenaria de vedação. Isso porque o subsistema de vedação vertical interfere com os demais subsistemas da edificação: revestimento, impermeabilização, esquadrias, nstalações elétricas e de comunicação, instalações hidrossanitárias etc. Todos esses serviços somados representam uma parcela considerável do custo de uma obra. Em contraponto à alvenaria tradicional, a alvenaria dita racionalizada apresenta as seguintes características:
• Utilização de blocos de melhor qualidade, preferencialmente com furos na vertical para facilitar a passagem de instalações
• Planejamento prévio
• Projeto da produção
• Treinamento da mão-de-obra
• Utilização de família de blocos com blocos compensadores para evitar a quebra de blocos na execução
• Redução drástica do desperdício de materiais
• Melhoria nas condições de limpeza e organização do canteiro de obras.
A elaboração do projeto de alvenaria de vedação é fundamental para a racionalização dessa. Esse projeto tem como objetivo principal promover a organização da execução pela prévia tomada de decisões. Para a sua elaboração é necessária a compatibilização dos demais projetos da edificação, ou seja, arquitetônico, estrutural e de instalações.
Para que a execução ocorra de forma adequada deve-se proceder à qualificação da mão-de-obra executante. Assim, podem ser evitados problemas como retrabalhos, desperdício de materiais e mão-de-obra, além de futuras manifestações patológicas.
Como se trata de um projeto executivo, o projeto de