Engenharia
Prof. Dr. Emerson S. Serafim
1
Introdução Conforme Uliana, os motores são comandados através de chaves de partida, sendo que as mais empregadas são: MÉTODO DE PARTIDA -- TIPO DE ACIONAMENTO Partida Direta/ Reversora → Acionamento de pequenos motores (abaixo de 5cv e abaixo de 10cv em instalações industriais); • Partida Estrela-Triângulo → Acionamento de grandes motores sem carga; • Partida Compensadora → Acionamento de grandes motores com carga; • Partida com Soft-Starter → Acionamento de grandes motores com carga; • Partida com Inversor de Freqüência → Acionamento de pequenos e grandes motores.
H6 – Cada equipe irá ler, identificar os componentes e montar nas bancadas cada um dos esquemas apresentados a partir deste slide. 1- DIAGRAMA FUNCIONAL DE UMA PARTIDA DIRETA DE UM MOTOR MONOFÁSICO COM COMANDO LOCAL E SINALIZAÇÃO Pelo diagrama quais os componentes necessários para fazer a montagem? Liste abaixo.
2- DIAGRAMA FUNCIONAL DE UMA PARTIDA DIRETA DE UM MOTOR TRIFÁSICO COM COMANDO LOCAL E SINALIZAÇÃO
3- DIAGRAMA MULTIFILAR DE UMA PARTIDA DIRETA COM REVERSÃO (REVERSORA COM BOTOEIRA SIMPLES)
4- DIAGRAMA FUNCIONAL DE UMA PARTIDA DIRETA DO MOTOR DAHLANDER (duas velocidades)
Pelo diagrama quais os componentes necessários para fazer a montagem? Liste abaixo.
5- DIAGRAMA FUNCIONAL DE UMA PARTIDA ESTRELATRIÂNGULO SEM REVERSÃO
1. Explicar como a corrente de partida é reduzida com a chave estrela-triângulo. 2. Explicar a seqüência operacional da chave estrela-triângulo.
6- DIAGRAMA FUNCIONAL DE UMA PARTIDA ESTRELATRIÂNGULO COM REVERSÃO
7- DIAGRAMA FUNCIONAL DE COMPENSADORA SEM REVERSÃO
UMA
PARTIDA
1. Explicar como a corrente de partida é reduzida com a chave compensadora. 2. Explicar a seqüência operacional da chave compensadora. 3. Faça um comparativo entre a chave estre-la triângulo e a