Engenharia
Em 1785 um francês chamado Charles Augustin de Coulomb (1735-1806), utilizando uma balança de torção conseguiu quantificar a força elétrica e descobriu a espantosa lei que hoje recebe seu nome, a lei de Coulomb, que diz que a força elétrica tem intensidade proporcional às cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância.
2. MICHAEL FARADAY
Michael Faraday (1791-1867), físico inglês, descobriu onze anos depois de Oersted ter feito o casamento da eletricidade com o magnetismo, que a variação magnética ao redor de um fio gera uma corrente neste. Com a descoberta de Oersted muitos motores foram construídos e outras maneiras de gerar movimento através da eletricidade foram inventadas. Enquanto Faraday estudava essas novas formas de gerar movimento ele descobriu que ao se ter um campo magnético variável ao redor de um fio condutor, uma corrente era gerada neste fio. Ou seja, Faraday descobriu uma maneira de gerar eletricidade através do movimento.
3. GUSTAV ROBERT KIRCHHOFF
Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887) formulou em 1847 duas leis, chamadas "leis de Kirchhoff" sobre correntes e tensões elétricas, que permitiam a resolução, juntamente com a lei de Ohm, dos mais variados circuitos, facilitando, principalmente, em muito o trabalho com a eletricidade. Embora em outros campos até o século XIX, grande parte dos avanços tecnológicos tivesse sido conseqüência de descobrimentos empíricos levados a cabo por homens eminentemente práticos, no campo do conhecimento elétrico, o desenvolvimento tecnológico foi derivado mais das pesquisas científicas. É possível estabelecer uma divisão nítida entre a ciência da eletricidade e a utilidade industrial dos conhecimentos científicos. Logo após o descobrimento de Faraday, ao cabo de pouco tempo já se vendia gerador eletromagnético para o público. Se pessoas como Faraday não tinham tino de transformar os conhecimentos eletromagnéticos nos seus usos práticos, não foi difícil para