Engenharia
Metodologia de projeto
Sofia Ferrés sofia.ferres@gmail.com Avaliação da interface
Heurísticas
Avaliação da interface
Status do sistema.
Nível 1 FORMA
O usuário entende o que é o produto e seu estado atual de funcionamento? Verificação do entendimento do sistema pelo usuário. Acessibilidade cognitiva do sistema
Estágio 1 PERCEPÇÃO
Nível 2 NAVEGAÇÃO
O usuário sabe como introduzir dados e obter informação do produto? Verificação do layout de mídia e se está apropriada ao comportamento mental do usuário. Acessibilidade física do sistema.
Estágio 2
ACESSO
Nível 3 MOTOR
O usuário pode acionar facilmente todos os dispositivos do produto? Verificação da demanda física exigida ao usuário e a conformidade com medidas do corpo.
Efetividade do sistema.
Estágio 3 VERIFICAÇÃO
Nível 4 USO
O produto respeita os requerimentos dos usuários a curto e longo prazo? Verificação do desempenho funcional geral do sistema e a satisfação do usuário.
Keates e Clarkson
Atividade vídeo da IDEO – The Deep Dive Analisar como os problemas (oportunidades) foram separados em grandes áreas de atuação.
http://www.youtube.com/watch?v=z6z-3ejvvGE http://www.youtube.com/watch?v=THz6kbcgw9E
Atividade
Atividade: repetir a análise com cada projeto dos alunos.
Avaliação da concorrência -
Benchmarking
Comparar os produtos em desenvolvimento com produtos já existentes no mercado (seu desempenho), e identificar oportunidades de melhoria. Não é um método aleatório de recolher informação!! É um processo de aprendizagem com outros, e uma das principais ferramentas para a gestão pela qualidade total. A idéia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, “copiar” modelos de outras empresas significa “economizar” tempo e trabalho. Não reinventar a roda! Ex: teclados digitais qwerty, porque não mudaram? Se o iPhone não modificou-o, poucos vão gastar em pesquisa para tal ação. Entretanto, Apple implementou a