Engenharia
Tipo de imóvel: edifício com elevador
A atual sede desta delegacia ocupa imóvel próprio da união, situado na Praça Virgilio Ferraz, nº 32, Centro, CEP 45015-903. A localização no centro da cidade e a boa infraestrutura predial do imóvel são elementos positivos e facilitadores para o contribuinte que necessita de atendimento presencial, restando, como ponto negativo, a dificuldade para estacionamento de veículos e acessibilidade para portadores de necessidade especiais. Apesar de uma boa infraestrutura predial, o imóvel já d[a sinais claros de necessidade de intervenções para recuperações ou melhorias.
INFRAESTRUTURA
FACHADA
Considerando a fachada um dos principais sistemas construtivos da edificação, sob o ponto de vista de valorização. Foram observadas inúmeras anomalias existentes na fachada. Destacam-se como as de maior incidência:
1. Infiltrações de água e formações de fissuras em revestimentos devido à ausência de elementos arquitetônicos, tais como: beirais, rufos, frisos, rodapés, soleiras, respaldos, cantoneiras e outros detalhes fundamentais para a proteção da edificação contra a ação danosa das águas, favorecendo o seu direcionamento através das fachadas, evitando contatos diretos excessivos com a mesma.
2. Destacamentos de revestimentos devido à presença de fissuras, perda de aderência, infiltrações.
3. Fissuras relacionadas a movimentações térmicas entre componentes de estrutura e vedação, devido à falta de reforços em revestimentos de argamassa.
4. Manchas de umidade e eflorescências.
ESTRUTURA
O imóvel apresenta pequenos problemas de manutenção civil. A exemplo de infiltrações junto a perfis de alumínio, em esquadrias de pavimentos tipo e também em paredes/tetos do terceiro e segundo subsolos. Das principais anomalias constatadas nas estruturas, as mais comuns estão ligadas à formação de fissuras ou à perda parcial do monolitismo das peças (destacamentos do concreto e perdas de seção das peças),