Engenharia
O mais simples entre os processos de escalonamento
Todos os processos tendem a serem atendidos
Desvantagens:
Muito sensível a ordem de chegada.
Se processos maiores chegarem primeiro aumentarão o tempo médio de espera.
Não garante um tempo de resposta rápido.
Não é eficiente em sistemas de tempo compartilhado
Não é eficiente em sistemas em tempo real
FIFO:
O algoritmo de escalonamento FIFO é uma estrutura de dados que apresenta o seguinte critério: O primeiro elemento a ser retirado é o primeiro que tiver sido inserido (First In First Out – O primeiro a entrar é o primeiro a sair (PEPS) ) é conhecido popularmento por Algoritmo de Fila Simples que também é conhecido como FCFS (First Come First Served – O primeiro a chegar é o primeiro a ser servido) é um algoritmo de escalonamento não preemptivo que entrega a CPU os processos pela ordem de chegada. Ele executa o processo como um todo do inicio ao fim não interrompendo o processo executado até ser finalizado, então quando um novo processo chega e existe um ainda em execução ele vai para uma fila de espera. Esta fila de espera nada mais é do que uma fila que organiza os processos que chegam até eles serem atendidos pela CPU.
Neste escalonamento todos os processos tendem a serem atendidos (por isso evita o fenômeno do starvation) ao menos que um processo possua um erro ou loop infinito. O loop infinito irá parar a máquina, pois com o FIFO não terá como dar continuidade a execução dos processos que estão aguardando na fila de espera.
O algoritmo FIFO não garante um tempo de resposta rápido pois é extremamente sensível a ordem de chegada de cada processo e dos antecessores (se existirem) e se processos que tendem a demorar mais tempo chegarem primeiro o tempo médio de espera e o turnaround acabam sendo aumentados.
Aplicações:
Os algoritmos FIFO's são comumente usados em circuitos eletrônicos de buffer e controle de fluxo, que vai desde o hardware até o software. Na forma de um hardware o