Engenharia sustentável: aproveitamento de resíduos de construção na composição de tijolos de solo-cimento.
Resenhado por: Rômulo Lucena Rangel Travassos Filho
A preocupação com a preservação ambiental tem sido muito discutida atualmente, com isso o número de pesquisas relacionado a desenvolvimento sustentável vem crescendo consideravelmente, com o propósito de amenizar esse problema. No âmbito da construção civil esse assunto é bastante abordado e as buscas por alternativas sustentáveis vêm aumentando, a fim de obter soluções adequadas, pois ela é a maior geradora de resíduos não aproveitáveis.
O artigo Engenharia Sustentável: Aproveitamento de Resíduos de Construção na Composição de Tijolos de Solo-Cimento escrito por André Luiz Nonato Ferraz (aluno de pós-graduação FEC, UNICAMP, Campinas – SP) e Antonio Anderson da Silva Segantini (professor assistente doutor, FEIS, UNESP, Ilha Solteira - SP), Tem a finalidade de analisar a produção de tijolos com uma resistência a compressão semelhante aos tijolos comum. Esses tijolos nomeados de solo-cimento possuem em sua composição resíduos da construção em mistura com solo-cimento, cimento e água. São ecologicamente corretos por não passar pelo processo de cozimento, e por possibilitar a diminuição dos resíduos depositados no meio ambiente. O artigo é desenvolvido em sete partes: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas.
Em sua primeira parte, Introdução, o autor expõe a uma breve apresentação do trabalho, descrevendo a elaboração do estudo do tijolo de solo-cimento, onde foi retirada sua matéria prima, como é efetuada sua fabricação, o objetivo da pesquisa, composição, características adequadas para uma melhor qualidade do material, a diminuição dos custos, o surgimento da ideia, a preocupação com o meio ambiente. Para um maior entendimento, é exposto uma revisão da literatura, facilitando o entendimento acerca