Engenharia social: conseguindo ajuda para entrar no sistema
ENGENHARIA SOCIAL: CONSEGUINDO AJUDA PARA ENTRAR NO SISTEMA
AMERICANA
2013
LUIS GUILHERME DE ALMEIDA
ENGENHARIA SOCIAL: CONSEGUINDO AJUDA PARA ENTRAR NO SISTEMA
Pré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de
Curso do curso de Segurança da Informação.
.
AMERICANA
2013
RESUMO
O autor Kevin Mitnick, um dos maiores hackers de todos os tempos, discorre em seu livro “A ARTE DE ENGANAR”, sobre a maneira não de utilizar softwares sofisticados, mas sim de técnicas de convencimento e impostura, conseguindo driblar modernos sistemas de segurança com o apoio de inocentes e desavisados funcionários das organizações que ele escolhia como alvo.
Os ataques ocorridos na década de 80 e 90 lançaram uma sombra e muitas duvidam no universo da segurança da informação, colocando em xeque o modo como os administradores de redes protegiam os dados e sistemas de suas empresas.
Fatos como o estado emocional, motivação, contentamento com o emprego, falta de treinamento, ingenuidade ou simplesmente distração, fazem com que discípulos de Mitnick ainda nesta década logrem êxito em suas incursões por sistemas alheios.
Realizar esta pesquisa se faz necessário para responder à questão: Até que ponto o fator humano influencia na segurança da informação?
OBJETIVOS GERAIS
Avaliar o potencial risco que o fator humano pode acarretar na estrutura da segurança da informação nas organizações, faz-se necessário a julgar que a informação é a matéria prima fundamental e o principal ativo que uma empresa pode possuir.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Estudar o impacto causado por funcionários descontentes
Analisar as conseqüências de falhas operacionais decorrentes de treinamento insuficiente
Descobrir maneiras de se conseguir dados sem utilizar ferramentas, apenas utilizando a mente hacker
Questionar se, o comportamento de se tentar burlar as regras empresariais de segurança,