Engenharia Hidroconformação
Roberto Bortolussi
Faculdade de Engenharia Industrial - Departamento de Mecânica
Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972 - São Bernardo do Campo - São Paulo
CEP: 09850-901 roberto@cci.fei.br Sérgio Tonini Button
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Faculdade de Engenharia Mecânica - Departamento de Materiais e Processos
Cidade Universitária Zeferino Vaz - Campinas - São Paulo
CEP: 13083-970 sergio1@fem.unicamp.br Resumo. O processo de hidroconformação vem sendo utilizado para a fabricação de peças utilizadas em estruturas veiculares.
Estas peças são fabricadas a partir de tubos de aços de baixo carbono ou aços de ARBL ( alta resistência e baixa liga) com costura ou tubos extrudados, quando se utiliza tubos alumínio. Os tubos com costura são produzidos a partir de chapas metálicas laminadas, que tem comportamento anisotrópico. Utilizando o método dos elementos finitos de formulação explícita foi simulado o processo de hidroconformação com dois modelos de material diferentes um isotrópico e um anisotrópico, para verificar a influência da anisotropia na seqüência do carregamento de pressão, na deformação da espessura do tubo e na força de conformação.
Palavras chave:. hidroconformação, simulação, elementos finitos
1. Introdução
A indústria automobilística nos últimos anos tem procurado o desenvolvimento de processos de fabricação capazes de produzir peças mais leves e mais resistentes, com capacidade de produção de peças com menor variação dimensional e também mais versáteis e flexíveis para redução dos custos de produção, principalmente das ferramentas.
Dentro deste conceito o processo de hidroconformação de tubos vem sendo utilizado para a produção de peças da estrutura principal da carroceria e peças estruturais de componentes agregados como suporte do motor e eixos dianteiros e traseiros. Este processo utiliza a combinação de deslocamento de pistão e pressão para a