Engenharia genetica
São considerados transgênicos. Os animais transgênicos são aqueles que tiveram seus patrimônios genéticos alterados com a introdução de genes de outra espécie que não a sua. Isso ocorre através da introdução de um gene de interesse no núcleo de um óvulo já fecundado. O objetivo é fazer com que o gene exógeno se expresse neste animal ‘hospedeiro’ Os animais transgênicos também podem ser utilizados para a produção de proteínas e outras substancias, tais como hormônio.
As informações do projeto genoma humano poderão trazer uma serie de problemas éticos. O conhecimento prévio de risco de desenvolver certas doenças poderá acarreta uma odiosa forma de descriminação. ‘O preconceito genético’. O ser humano estará condenado ou libertado pelos seus genes? O trabalhador será impedido de trabalhar por ter propensões a doença genética?
Em 1990, surgiu o Projeto Genoma Humano que tinha a finalidade de identificar no prazo de até o ano de 2005 cada um dos 100 mil genes através de um processo chamado mapeamento genético humano. Esse mapeamento consiste em registrar cada um dos genes do cromossomo, determinar a ordem dos nucleotidios e sua função. As vantagens desse trabalho estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças como a obesidade, o diabetes e o hipertensão, o que será de grande benefício para a humanidade que, até então, não alcançou tal proeza. A informação advinda do projeto deve servir para proteger e melhorar a saúde. Curar ou prevenir doenças.
Uns dos temores, é que os empregadores passem a exigir teste de DNA dos seus operários, levando a uma exclusão social por conta apenas de uma probabilidade, e não de uma certeza de algumas doenças, isso levara a uma criação de um possível novo grupo de