Engenharia estrutural
Introdução 03
Engenharia Civil – Definição 04
Engenheiro Estrutural - Definição 04
Histórico da Engenharia Estrutural 05
Elementos estruturais 07
Cargas 08
Esforços e deformações 08
Dimensionamento 09
Detalhamento 09
A evolução da Engenharia Estrutural 10
Conclusão 12
Referências Bibliográficas 13
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda o conceito de estruturas para a engenharia, assim como os elementos estruturais de um projeto, que envolve vigas, pilar, lajes ou uma mistura destes. Inclui, também, os diferentes materiais que podem constituir um projeto estrutural (madeira, aço, concreto armado. Abrange as forças atuantes nas estruturas e como agem nos diferentes elementos, as deformações, dimensionamento, detalhamento. Por fim, como a engenharia estrutural evoluiu com o passar dos anos. O trabalho tem como intuito o aprendizado e o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos.
Engenharia Civil – Definição
É a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos de forma prática a fim de produzir novas utilidades. Para obter tais resultados, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica, e por fim coordena a construção.
Engenheiro Estrutural - Definição
Utiliza-se cálculo estrutural, seja de estruturas estáticas ou dinâmicas, dedicado primariamente ao projeto e cálculo de estruturas. De forma simplificada, é a aplicação da mecânica dos sólidos ao projeto de edifícios, pontes, muros de contenção, barragens, túneis, plataformas de petróleo, navios, aviões, automóveis e outras estruturas.
Os engenheiros de estruturas analisam as forças que uma estrutura pode resistir, como por exemplo, o seu próprio peso, as forças do vento, da temperatura, dos terremotos, e desenvolvem e projetam a combinação de materiais apropriados como o aço,