logistica
Folclore do Nordeste
Muito rico e diversificado, o folclore nordestino é um dos mais importantes aspectos culturais da região. Nos contos e lendas, são transmitidos valores, crenças, comportamentos e elementos imaginários do povo nordestino.
Cirandas: este tipo de dança folclórica cantada é muito comum no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Nestas cirandas participam crianças e também adultos.
Bumba-meu-boi: surgiu no Nordeste e espalhou-se para a região norte do país. Com muita música, dança e brincadeira, é um dos mais representativos espetáculos do folclore nordestino. O evento gira em torno de uma carcaça de boi decorada, conduzida por um homem, que faz coreografias que são seguidas pelos outros participantes.
Não podemos deixar de destacar também a importância do frevo e do maracatu.
COMIDAS TIPICAS
O nordeste é a região brasileira onde estão localizadas as mais belas praias do nosso país, como Porto de Galinhas e muitos outros lugares que são sempre procurados nas férias pelos turistas do Brasil e do exterior. As comidas típicas apresentam uma grande variedade.
GFDA
DDDANÇAS
PROVÉRBIOS
Quem tem telhado de vidro não atira pedra ao vizinho.
Santo de casa não faz milagre.
Aproveite a sorte enquanto ela está a seu favor.
As aparências enganam.
Em casa de ferreiro, espeto de pau.
Não conte com o ovo na barriga da galinha.
Cautela nunca é demais.
Não há marcas que o tempo não apague.
Cão que ladra não morde.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
LENDAS
A Lenda do Saci Perere
O Saci peperê possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.
Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.
A principal característica do saci é a travessura, muito brincalhão ele se diverte com o animal e com as pessoas, muito moleque ele acaba causando