Engenharia Elétrica
O princípio da eletrônica ou advento existiu principalmente durante a segunda guerra mundial, que tiveram esforços e investimentos junto aos governos o que possibilitou um avanço geral da tecnologia.
Como referidos radares, rádios, sonares dentre outros sofreram uma evolução acentuada no período, os componentes relativos seguiram o mesmo caminho.
A junção entre metais em 1940 e os esforços para o desenvolvimento iniciou a era da microeletrônica, mas foi por volta de 1900 que os semicondutores já eram tidos como objeto de estudo de vários físicos.
O resgate da eletrônica antiga é essencial para compreender melhor o funcionamento e a composição dos elementos, em especial os semicondutores eletrolíticos que são abordagem central deste trabalho, precursor dos atuais capacitores, retificadores e receptores de ondas de rádio.
Definiremos alguns conceitos básicos como eletrólise, eletrolíticos assim como a reação química que ocorre em componentes eletrônicos.
DESENVOLVIMENTO:
Semicondutores:
Semicondutores são sólidos geralmente cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Os semicondutores são, quando puros e cristalinos, a temperaturas muito baixas, excelentes isolantes, ao contrário do comportamento observado nos metais. Contudo, a condutividade dos semicondutores puros (intrínsecos) aumenta significativamente com a temperatura. Usualmente, à temperatura ambiente, exibem ainda baixa condutividade, sendo por tal bons isolantes quando em condições de manuseio. Tornam-se condutores se consideravelmente aquecidos.
Os materiais semicondutores podem ser tratados quimicamente de diferentes maneiras de forma a tornarem-se tão condutores quanto o necessário à temperatura ambiente (dopagem). A combinação de semicondutores com diferentes tipos de dopagens faz emergir propriedades elétricas não observáveis quando separados, propriedades muito úteis, sobretudo no controle de corrente elétrica.
Os semicondutores instáveis