engenharia eletrica
Física Experimental I
Experimento nº 5 Movimento de Queda Livre
Nome: Marcel Moraes Tavares
Turma nº 3003 – Terça-Feira – Noite – 2º Horário
Resumo Este artigo descreve a atividade de movimento de queda livre, realizado através de experimento de lançamento de uma esfera numa determinada distância afim de se verificar os valores de gravidade, velocidade, energia cinética, mecânica e potencial.
I. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Denomina-se queda livre o movimento vertical, próximo a superfície da terra, quando um corpo de massa “m” é abandonado do vácuo ou em uma região onde desprezamos a resistência do ar.
A queda livre é um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante e igual a 9,8 m/s²(ao nível do mar).chamada de aceleração gravitacional.
Na queda, o módulo da velocidade do corpo aumenta, o movimento é acelerado, e, portanto, o sinal da aceleração é positivo.
Equação horária do espaço na queda livre:
S=gt²/2
Equação horária da velocidade na queda livre:
V=gt
MRUV:
Y= y0 + v0yt – 1/2gt²
No experimento teremos y0= 0 e v0=0, desta forma obteremos que:
gexp=2h/t²
II. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Material utilizado para o experimento:
01 Painel com mufas de aço;
01 esfera aço;
01 fio de prumo;
01 espelho de adesão magnética;
01 sensor fotoelétrico;
01 cronômetro digital microcontrolador;
Foi necessário ajustar somente a altura (h= 0,50cm), determinando a distancia entre os sensores, ou seja a distancia a ser percorrida.
Posicionou-se a esfera acima do sensor e acionou-se o eletroímã, posicionando o sensor o mais próximo possível da esfera.
Ligado o cronômetro o qual será acionado com a “queda da esfera” a partir do primeiro sensor e finalizará sua contagem no próximo sensor.
Para cada “queda” a ser efetuada, desligou-se a bobina, zerando o cronômetro, desta forma a próxima análise seria efetuada ligando-se a bobina novamente para fixar a