engenharia eletrica
Com o crescimento dos sistemas elétricos interligados no mundo, e observando-se a necessidade crescente de serviços que possibilitem atuação remota, tanto para manutenção, operação, monitoramento de sistemas, transmissão de voz dados e imagens, surge a tecnologia chamada Power Line Command.
Primeiramente idealizada para subsituir o sistema carrier de comunicação entre subestações e o ripple control que efetuava o acionamento de iluminação pública, o PLC se tornou uma tecnologia eficaz para apresentar soluções e serviços na área de transmissão de dados voz e imagem (Voip), sistemas de monitoramento e segurança, controle a automação de subestações, usinas, prédios, casas e condomínios inteligentes, além é claro da tão utilizada internet banda larga, fazendo parte de uma nova etapa de inclusão digital.
Topologia e funcionamento:
A tecnologia PLC utiliza o condutor metálico como guia de onda, através de modulação OFDM (Multiplexação por Divisão Ortogonal de Freqüência), podendo funcionar em média ou baixa tensão.
A topologia de rede apresenta a configuração mestre-escravo, dispondo também de repetidores, gateways, roteadores, bridges e transmissão dos sinais através de rádio freqüência quando necessário, através de dispositivos que utilizam esta interface.
Faixas de Freqüência:
Foram padornizadas diferentes faixas de operação com suporte junto as principais entidades internacionais ETSI/CENELEC/FCC:
• LINK 1 (1-10 MHz): Faixa utilizada para serviços de acesso, redes externas.
• LINK 2 (10 –20 MHz): Faixa adicional para redes externas e acesso.
• LINK 3 (20-30 MHz): Faixa reservada para redes internas (Indoor).
Capacidade de 45 Mbps para cada link.
Atribuição das faixas de freqüência totalmente programáveis: Links 1, 2, 3 .
Utilizam-se as menores frequências para aplicação externa e de transmissão e as maiores frequências para áreas internas,