Engenharia Econ Mica E Finan As
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 10º SEMESTRE
MICHELLE SANTOS MEIRA – 237252010
PORTFÓLIO 01
ECONOMIA PARA ENGENHARIA
...............................................................................................................................................
Guarulhos
2014
PORTFÓLIO 01
ECONOMIA PARA ENGENHARIA
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de produção da Faculdade ENIAC para a disciplina de Economia para Engenharia.
Profº. Domingos
Guarulhos
2014
Adam Smith tinha um pensamento que estrutura-se, basicamente em torno da preocupação com o processo de crescimento econômico, ou seja, as causas do aumento do poder produtivo do trabalho e sua distribuição por diferentes classes da sociedade.
Para tanto, como típico representante do liberalismo econômico, ele defendia a mais ampla liberdade individual no campo da economia, o direito inalienável à propriedade, a livre iniciativa e a concorrência como princípios básicos capazes de harmonizar os interesses individuais e coletivos e gerar o progresso social. Smith desenvolve uma concepção acerca da “liberdade natural”, cuja principal característica é a liberdade individual de cada um de competir com outro, com a mínima intervenção do Estado.
Assim, o Estado não poderia intervir na Economia; ele deveria, apenas, garantir a livre concorrência entre os agentes econômicos e o direito à propriedade privada, quando esta fosse ameaçada por convulsões sociais. Assim, ao condenar toda e qualquer intervenção do Estado na vida econômica, o faz porque, na sua perspectiva, a vida econômica e a ordem social são consideradas partes integrantes de uma ordem natural, regulada por leis que exprimem princípios eternos e universais da natureza humana. A vida econômica, assim entendida, figura