ENGENHARIA ECOLÓGICA
ORTEGA, Enrique.
Engenharia Ecológica é a ciência que cuida de projetos do ecossistema e organizações humanas, sendo recente no Ocidente, porém já existe há um bom tempo no Oriente. Ela foi formulada pelo Dr. Howard T. Odum e alguns colaboradores a fim de proporem políticas públicas e privadas para o Desenvolvimento Sustentável, através dos diagnósticos feitos a partir da analise dos fluxos de energia e materiais nos ecossistemas dominados pelo homem no decorrer dos tempos.
Foi desenvolvida a metodologia emergética, na qual foi permitido considerar todos os fluxos, como matéria, energia, dinheiro, informação em uma única base, que é a emergia ou energia solar incorporada em cada fluxo. Tais fluxos provem dos recursos naturais e da contribuição da economia. A partir disto, é possível comparações entre a natureza e a economia na composição de tal produto, medindo desta forma sua sustentabilidade, o impacto ambiental causado e a capacidade de carga que imprime sobre o ecossistema. Através disto, conseguiremos obter os ajustes necessários para o Eco-Desenvolvimento. Ou seja, o que se quer é um aproveitamento racional dos recursos e energias renováveis e uma recuperação da natureza e de suas comunidades.
O planejamento regional por bacia hidrográfica é uma das melhores interações, devido o acesso as águas, o que permite a produção de alimentos ou matéria prima para consumo local ou exportação. Mas vendo por outro lado, a agricultura prejudica muito o meio ambiente, devido a vários fatores, como a lixiviação dos nutrientes, compactação do solo, emissão de produtos tóxicos nos rios, dentre outros. Neste ponto que a Engenharia Ecológica se manifesta, pois é ela quem analisa o comportamento energético e funcional do ecossistema, controlando a qualidade da água, o cumprimento das leis ambientais e reforçam a possibilidade de um melhor planejamento das bacias.
Na terra dispomos