Engenharia dos Materiais
Foi feito ensaio de:
*compressão
*dureza
*impacto
Ensaio de compressão
É a aplicação de carga compressiva uniaxial em um corpo de prova. A deformação linear obtida pela distância entre as placas que comprimem o corpo versus a carga de compressão consiste na resposta desse tipo de ensaio. O dimensionamento do corpo de prova deve ter uma relação entre comprimento e seção transversal adequada para resistir à flexão e à flambagem.
1º ensaio feito com um ferro fundido cinzento
12,1x24,1
Força máxima: 41,94kN
***Por foto do fefo após o ensaio!
2º ensaio feito com ferro nodular
-formou barriu e rompeu
Dimensões iniciais:
12x24
Dimensões após ensaio:
16,8x13,6
Ensaio de dureza
Consiste na impressão de uma pequena marca feita na superfície da peça pela aplicação de pressão com uma ponta de penetração. A medida que a dureza do material ou da dureza superficial é dada como função das características da marca de impressão e da carga aplicada em cada tipo de ensaio de dureza realizado. Ele nos fornece dados quantitativos das características de resistência à deformação permanente.
Agora tem q pegar na net os tipos de ensaios de dureza, q são medidos por penetração:
*Dureza Brinell
O método Brinell é um método de medição da dureza, utilizado principalmente nos materiais metálicos. Este método foi proposto em 1900, pelo engenheiro sueco Johan August Brinell. É o primeiro ensaio de dureza normatizado e amplamente utilizado na engenharia e metalurgia.
O teste típico consiste em um penetrador de formato esférico com 10 mm de diâmetro, feito de aço de elevada dureza ou de carbeto de tungstênio.
A carga aplicada varia entre 500 e 3000 kgf e, durante o teste, a carga é mantida constante por um período entre 10 e 30 segundos.
O número Brinell de dureza (HB) é função da carga aplicada e do diâmetro da impressão resultante e pode ser obtido através da seguinte relação:
HB= \frac{2P}{\pi D (D - \sqrt{D^2 - d^2})} onde “P” é o valor