Alguns pontos sobre Auditoria
Escolhemos este tema, pq auditoria foi um assunto pelo qual nos despertou um interesse maior, então resolvemos pesquisar um pouco mais sobre, para poder demonstrar a importância do controle interno como uma das ferramentas existentes, e destacar como se pode efetuar este trabalho de uma forma eficácia através de um plano de organização.
O trabalho de Auditoria não se limita apenas em ser um processo investigativo com o objetivo de evitar fraudes ou atos ilegais, mas também tornar-se uma ferramenta importante na área de gestão, fundamentando a tomada de decisões.
1 AUDITORIA
A auditoria é um procedimento contábil utilizado para analisar a eficiência dos controles implantados dentro de uma entidade, onde são examinados os registros contábeis e toda a documentação da empresa.
O exame de auditoria também é utilizado para verificar se há possíveis falhas em controles internos, tendo como propósito de oferecer sugestões e recomendações de melhorias.
A revisão de auditoria dentro de uma entidade, tem como finalidade assegurar a exatidão dos registros e proporcionar credibilidade as demonstrações e também a administração, essa atitude resultará na minimização dos erros intencionais ou não dentro de uma empresa.
A auditoria tem como objetivo analisar as demonstrações contábeis e financeiras de uma entidade. Este processo só poderá ser alcançado mediante a expressão de uma opinião dada pelo auditor sobre se as demonstrações financeiras apresentadas.
1.2 Tipos de auditoria Este estudo irá tratar de dois tipos diferentes de auditoria, a auditoria interna e a externa.
A Auditoria Externa é o exame das demonstrações financeiras, feito com o propósito de expressar uma opinião sobre a situação patrimonial e financeira de uma entidade e o resultado das operações no período em exame. Este trabalho é exercido por (empresas contratadas de auditoria).
A Auditoria Interna é uma avaliação para examinar a