quimica
O encruamento é um fenômeno modificativo da estrutura dos metais, em que a deformação plástica realizada abaixo da temperatura de recristalização causará o endurecimento e aumento de resistência do metal.O encruamento de um metal pode ser definido como sendo o seu endurecimento por deformação plástica. Ocorre basicamente porque os metais se deformam plasticamente por movimento de discordâncias e estas interagem diretamente entre si ou com outras imperfeições, ou indiretamente com o campo de tensões internas de várias imperfeições e obstáculos.
27=refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a trações sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material .
28=
29=
30= A corrosão da armadura do concreto é um processo eletroquímico onde existe um anodo e um cátodo. A água presente no concreto serve de eletrólito. Quaisquer diferenças de potencial entre pontos podem gerar uma corrente, iniciando o processo de corrosão. A corrosão tem, como conseqüência, uma diminuição da seção de armadura e fissuração do concreto em direção paralela a esta. O cimento hidratado possui um pH de aproximadamente 12,5. Este pH protege o aço contra a corrosão. Porém, o hidróxido de cálcio de concreto reage com o gás carbônico da atmosfera, conforme a equação Ca(OH)2-CO2-CaCO3-H2O reduzindo para 9 o pH da massa do concreto, tornando possível a corrosão da armadura.
31= Ocorre a corrosão da armadura quando o PH do concreto que envolve o ferro é igual ou inferior a 9, e o concreto contém cloretos. Os cloretos, na maioria das vezes, são incorporados aos concretos pelo excesso de água, que leva cloreto de cálcio, pela presença do cloreto de sódio. A partir de 0,4% o cloreto de cálcio é de grave risco, provocando a corrosão das armações, porém, no cloreto de sódio, a gravidade se inicia a partir de 0,1%. O cloreto de cálcio chega ao concreto que envolve as