Engenharia de materiais
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Notas de Aula
Prof. Henrique Jardim Raad
UNIDADE I: Cerâmicas
Definições. Normalização. Classificação. Propriedades. Fabricação. Aplicação.
Resumo tópicos “18.1.1. Pedras artificiais” e “18.1.2. História” de BAUER. Serão discutidos os temas a seguir:
• Pedras artificiais: materiais que substituem as pedras naturais ou se assemelham a estas. Possuem, entretanto, propriedades totalmente divergentes das naturais. Classificam-se entre “materiais de cerâmica” e
“materiais de cimento”.
• Histórico: o O homem pré-histórico calafetava cestas de vime com barro; o Posterior uso do barro na construção de jarros, sem uso de vime; o Descoberta do processo de endurecimento do barro com o calor, gerando a cerâmica; o Descoberta da vitrificação pelo calor em argilas com baixo ponto de fusão; o Desenvolvimento da louça branca e porcelanas; o Aprimoramento dos estudos e desenvolvimento de novos materiais (atualmente).
1. Definições
Resumo tópicos “18.1.3. Definição”, “18.1.4. Argilo-minerais”, “18.1.5. Tipos de depósito de argila”, “18.1.6. Tipos de argila” e “18.1.7. Estudo rápido dos componentes” de BAUER, conforme a seguir:
• Cerâmica: pedra artificial obtida pela moldagem, secagem e cozedura de argilas ou misturas contendo argilas.
As cerâmicas consistem em argila aglutinada por pequena quantidade de vidro gerada por ação do calor sobre os componentes da argila.
• Argilas: materiais terrosos naturais que, quando misturados com água, adquirem alta plasticidade. São constituídas essencialmente por partículas cristalinas extremamente pequenas, formada por um número restrito de substâncias denominadas argilo-minerais.
• Argilo-minerais: silicatos hidratados de alumínio, ferro e magnésio, com certa porcentagem de álcalis e alcalino-terrosos, sendo constituídos basicamente por sílica, alumina, mica, ferro, cálcio, magnésio, matéria orgânica, etc.
• Tipos de depósito de argilas o Superfície das rochas: