Análise das Demonstrações Contábeis
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
HOSANA DA CRUZ SOARES
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇOES
MONTES CLAROS
2014
1. Introdução
O presente trabalho visa realizar um estudo fazendo um paralelo entre as demonstrações exigidas pela lei n° 6404/76 e as demonstrações exigidas no contexto atual de convergência às normas internacionais, onde será exposto os conceitos e as utilidades de cada uma das demonstrações exigidas, com o objetivo de explicar as inovações propostas neste contexto.
2. Referencial Teórico
Paralelo entre as demonstrações exigidas pela lei n° 6404/76 e as demonstrações exigidas no contexto atual de convergência às normas internacionais de contabilidade
As demonstrações contábeis inclui os seguintes componentes:
1. balanço patrimonial;
2. demonstração do resultado;
3. demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido;
4. demonstração dos fluxos de caixa;
5. demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; e
6. notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.
BALANÇO PATRIMONIAL
De acordo com a Lei 6404/76 em seus artigos 176 a 182 e artigo 187, o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.
O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
O grupo Ativo Circulante não houve alteração
O grupo Realizável a