Resenha dos texto Os Bestializados – O Rio de Janeiro e a Republica que não foi.
CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados. Schwarcz, 1991.
Que concepção de cidadania se tornou hegemônica no Brasil após a implantação da Republica? Como você a descreveria? Com o fim do Império e o inicio da Republica surgiram ideias que eram baseadas no Liberalismo, positivismo, socialismo e anarquismo, tais ideias eram consideradas loucas, mas existia um desespero por parte de alguns de se criar uma cidadania para o povo, claro com outros intuitos e estas ideias iriam ajudar a solucionar este problema. É neste período que alguns valores burgueses conseguem se espalhar pela sociedade, a exemplo temos a lei de terras, a lei de sociedades anônimas e a abolição da escravidão, o objetivo de todas estas leis era favorecer no desenvolvimento capitalista de alguma forma.
Apesar da criação de todas estas leis e a criação das eleições diretas nenhuma influenciou na mudança dos direitos civis e políticos: foram excluídos do poder de voto os pobres (critério de classificação era a alfabetização ou a renda), os mendigos, as mulheres, os menores de idade, as praças de pré, os membros de ordens religiosas e com isso grande parte da população ficava de fora das eleições. O povo já estava insatisfeito com o Estado Republicano e através de Silva Jardim, um ativista político, que visava os aspectos comunitários (o todo é mais do que a soma dos indivíduos que o formam), que a inserção do conceito de cidadania na população tornou-se a motivação para todos irem as ruas reivindicarem seus direitos. Neste aspecto de cidadania o país avançou muito pouco e até hoje ainda existem todos esses problemas que dependem da Republica para serem solucionados, tais como investimento em instituições da sociedade que beneficiam a população e assim como antes tais dificuldades interfere diretamente na vida de cada um.
Que outras concepções de cidadania se expressaram inclusive conflitivamente ao longo dos primeiros anos da Republica? A que grupos