Resenha do texto O Rio de Janeiro e a República- Os bestializados- o Rio de janeiro X República que não foi. José Murilo de carvalho.
Resenha do texto O Rio de Janeiro e a República- Os bestializados- o Rio de janeiro X República que não foi. José Murilo de carvalho.
O Rio de janeiro durante a primeira década republicana passou por grandes transformações de natureza econômica, social, politica e ideológica. Como maior cidade e capital econômica, politica e cultural do país ele não poderia deixar de sentir as mudanças que vinham fermentando durante o Império e que resultaram na abolição da escravatura e na proclamação da República. As alterações quantitativas são inescapáveis, a primeira foi de natureza demográfica. houve uma alteração em numero populacional,devido a abolição de sub desempregados e desempregados aumentou. Outro fator que motivou esse aumento populacional foi os imigrantes que a cidade teve que absorver. Com a questão do impcto populacional houve problemas de habitação, tanto no que diz respeito a qualidade quanto a quantidade. Pelo lado econômico e financeiro com a necessidade de se efetuar salários, o governo imperial começou a emitir dinheiro, com isso a necessidade de ser ter bancos e as consequencias foram o encarecimento dos produtos importados e o aumento do custo de vida, que era agravado pela imigração, que ampliava a mão de obra. Com a proclamação da Republica a expectativa de mudanças despertou, seria o momento de renovação politica, onde os contra elites e as camadas excluídas do jogo politico teria maior participação. Os primeiros anos de república foi de grande agitação. No inicio os governos provisórios foram perseguidos. No mundo das idéias não houve produção de correntes ideológicas, mas as idéias que antes se continham, circularam livremente. Mas o mais importante que isso foi a nova atitude dos intelectuais em relação a politica. Com o impacto da República houve uma sensação de liberdade entre as elites, isso