Engenharia de software
É um conjunto integrado de métodos e ferramentas utilizadas para especificar, projetar, implementar e manter um sistema.
Segundo Ariadne Carvalho & Thelma Chiossi no livro Introdução à Computação, a
Engenharia de Software é “Uma disciplina que reúne metodologias, métodos e ferramentas a ser utilizados, desde a percepção do problema até o momento em que o sistema desenvolvido deixa de ser operacional, visando resolve problemas inerentes ao processo de desenvolvimento e ao produto de software.” Pode-se definir como:
• Um método é uma prescrição explícita de como chegar a uma atividade requerida por um modelo de ciclo de vida, visando otimizar a execução das atividades que foram especificadas. • As ferramentas proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos métodos. Os Métodos de Desenvolvimento de Sistema se diferenciam pela maneira como o problema deve ser visualizado e como a solução do problema deve ser modelada.
Introdução
A engenharia de software surgiu da necessidade de se construir software com mais qualidade em menor tempo, antigamente se produzia software de uma maneira muito desordenada sem preocupação com o que realmente o software deveria fazer ou se era possível construir um software para executar tal tarefa, com isto surgiu à famosa crise do software que fez com que as empresas ou fábricas de software pensassem em uma maneira de como desenvolver os softwares de maneira confiável e rápida.
O software teve uma grande evolução no decorrer de sua existência ocasionada principalmente pelo barateamento do hardware e a evolução das técnicas de
Desenvolvimento.
Perguntas frequentes sobre engenharia de software
Perguntas frequentes sobre engenharia de software
Paradigmas de Desenvolvimento de Software
1. Especificação de software: É preciso definir a funcionalidade do software e as restrições em sua operação;
2. Projeto e