Definição de publicidade e propaganda
PROPAGANDA – ( propaga a ideia)
"Propagare" (latim) - multiplicar, por produção ou geração, estender, propagar. Comunicação persuasiva.
Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o fito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.
Propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia.
Harold D. Lasswell não entende propaganda como uma simples difusão de idéias e doutrinas. Para ele, a propaganda baseia-se nos símbolos para chegar a seu fim: a manipulação das atitudes coletivas. Assim, o uso de representações para produzir reações coletivas pressupõe uma ação de propaganda.
Englobando todas as considerações, podemos conceituar propaganda como "o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor".
PUBLICIDADE - (vende/divulga o produto)
"Publicus" (latim) - ato de divulgar, tornar público.
Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, tornar público um fato, uma idéia.
Vemos, pois, que a palavra publicidade significa genericamente divulgar, tornar público.
Estímulos não pessoais para criar a demanda de um produto ou unidade de negócio através dos meios de comunicação como rádio, TV e outros veículos teoricamente com materiais não pagos pelo patrocinador". (Marcos Cobra)
Conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizada no sentido de promover o lucro de uma