engenharia de software
ENGENHARIA DE SOFTWARE
É a área da computação voltada á especificação, desenvolvimento e manutenção dos SI, com aplicação de tecnologias e praticas de gerencia de projetos e outras disciplinas visando organização, produtividade e qualidade.
Atualmente essas tecnologias englobam:
Linguagem de programação;
Banco de dados;
Ferramentas;
Plataformas;
Bibliotecas;
Padrões;
Processos;
Qualidade software;
Os fundamentos científicos para e engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas.
Além disso a engenharia de software deve oferecer mecanismos para planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema.
Definições:
Engenharia de software e a criação e utilização de sólidos princípios de engenharia afim de obter software de maneira, econômica, que seja confiável e que trabalhe em maquinas reais.
O próprio significado de engenharia traz os conceitos de criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção.
O tema engenharia de software surgiu na década de 1960 e utilizado oficialmente 1968 NATO Science Committe.
Sua criação surgiu numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos.
Um sistema de software complexo se caracteriza por um conjunto de componentes abstratos de software (estrutura de dados a algoritmos encapsulados na forma de procedimentos, funções, módulos, objetos ou agentes, interligados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverão ser executados em sistema computacionais.
Áreas do conhecimento:
Segundo o SWEBOK(corpo de conhecimento da engenharia de softeware)
Requisitos funcionalidades do sistema.
Projeto design do sistema.
Construção implementação, desenvolvimento.
Teste testes do sistema
Manutenção.
Gerencia de configuração.
Ferramentas, métodos.