SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GAMETOGÊNESE, FECUNDAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO
FECUNDAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO
Ray Luiz Babilon Carreço, Ifes – Campus de Alegre, rayluiz@hotmail.com
Adriana Azevedo Vimercarti Pirovani, Ifes – Campus de Alegre.
Karla Maria Pedra de Abreu, Ifes – Campus de Alegre.
INTRODUÇÃO
Os conteúdos gametogênese, fecundação, reprodução e desenvolvimento embrionário são essenciais para a compreensão de várias discussões na área de
Biologia (LONGHI, 2010). No entanto, para Andrade e Oliveira (2011) entre processo de ensino e aprendizagem permeiam dificuldades que devem estar sempre na mente do professor, que possuirá a responsabilidade de criar momentos instigantes durante as aulas.
Neste contexto desenvolveu-se uma sequência de três aulas diferenciadas para abordagem dos conteúdos “Gametogênese e Embriologia Humana”, com o objetivo de investigar a aceitação, interesse e o aprendizado dos alunos.
MATERIAIS E MÉTODOS
O plano de aula foi estruturado em três etapas, cada etapa foi realizada em uma aula de Biologia para alunos do segundo ano de uma Escola Estadual. Na primeira e na segunda etapa participaram 179 alunos, e na terceira etapa 160.
Na primeira etapa os alunos assistiram ao documentário “The great sperm race
– A grande corrida dos espermatozoides” (Figura 1). Como forma de avaliação utilizou-se de lista de exercícios.
Na segunda etapa, foi feito uma explicação sobre o aparelho reprodutor feminino e masculino, para isso algumas figuras foram mostradas no televisor da sala de aula (Figura 2- a). Em seguida explicou-se sobre as adaptações do espermatozoide e do óvulo para que aconteça a fecundação (Figura 2- b). Em seguida os os alunos observaram espermatozoides bovinos ainda vivos ao microscópio óptico (Figura 2- c). Como forma de avaliação os alunos receberam uma folha com a pergunta: “Qual a função do espermatozoide?” e com espaço para que eles pudessem desenhar o que observaram ao microscópio. Na terceira etapa foi