Engenharia de software
Engenharia de Software e Análise de Projeto de Sistemas
Atividades
1 – É uma forma mais organizada de se desenvolver um software com qualidade. Definidos através do escopo, especificação, processos de desenvolvimento e manutenção, sendo tudo isso definido depois da extração das necessidades dos clientes.
2- Um processo de desenvolvimento de software pode ser visto como um conjunto de atividades organizadas:
Definição das atividades a serem executadas;
Quando determinada atividade deve ser executada;
Pessoa ou grupo a executar tais atividades;
Padronização no processo de desenvolvimento.
Modelo espirial pode ser organizada em Levantamento de requisitos; Análise de Requisitos; Projeto; Implementação; Testes; Implantação.
3- Cascata – tem um ciclo de vida básico, paradigma mais antigo da engenharia de software, requisitos pelo cliente e vai ao longo do Planejamento, modelagem, construção e implantação terminando na Manutenção progressiva do software.
Espiral – realizado com pequenos ciclos sendo que cada um finaliza uma versão do software, foi desenvolvido para abranger melhor o ciclo de vida, prototipação e análise de riscos. É atualmente a abordagem mais realística para desenvolvimento de software em grande escala.
Espiral- organiza o desenvolvimento como um processo iterativo em que vários conjuntos de quatro fases se sucedem até se obter o sistema final. Um ciclo se inicia com a determinação de objectivos, alternativas e restrições (primeira tarefa)onde ocorre o comprometimento dos envolvidos e o estabelecimento de uma estratégia para alcançar os objectivos. Na segunda tarefa, avaliação de alternativas, identificação e solução de riscos, executa-se uma análise de risco.
Prototipação é uma boa ferramenta para tratar riscos. Se o risco for considerado inaceitável, pode parar o projeto.
Rad- é considerado um paradigma de desenvolvimento de software.
No entanto, os elementos das abordagens RAD