Engenharia de Software - Estudo Comparativo
A dificuldade da adoção de processos de software por pequenas empresas é devido às restrições de pessoal, ao custo com a implementação e manutenção do processo, além da demora no retorno do capital investido.
É evidente que para a implementação dos processos de software ou para quaisquer outras atividades que envolvam sinergia entre diversos setores dentro de uma empresa, tem de haver um enorme comprometimento que não pode ser ignorado e que não pode ser um esforço isolado de algumas pessoas, todos os envolvidos precisam estar comprometidos de forma a concentrarem esforços em torno de um objetivo comum.
No caso do CMMI envolve um grande custo para a realização das avaliações do modelo para obter a certificação e o custo fica entre R$200mil podendo chegar até R$ 1 milhão dependendo da complexidade do processo.
Além disso, é necessário investir tempo para se chegar aos níveis de maturidade mais altos.
Muitas pequenas empresas ainda não se tornaram autossustentáveis, e assim focam seus investimentos em prioridades como a manutenção das contas já existentes, aumento de seu portfólio de serviço em seu segmento de atuação, então elas se concentram em focar nos seus serviços prestados para depois buscar a qualidade e excelência (um passo de cada vez).
Questão 2 Descreva os principais fatores levam organizações de pequeno porte a adotar modelos de processos de software, apesar das dificuldades.
Quanto mais o desenvolvimento de software é apoiado em processos bem estruturados, definidos e controlados, tanto melhor é a qualidade do produto final. E é visando à qualidade do produto final, a maior facilidade no desenvolvimento, a maior organização e maior satisfação do cliente, que as pequenas empresas decidem adotar os modelos de processos de software.
A grande competitividade existente no mercado de software exige cada vez mais produtos