Engenharia de produção
O sistema POLCA (paired-cell overlapping loops of cards with authorization) foi criado por Suri (1998) e é parte integrante de uma estratégia superior que o autor denominou de Quick Response Manufacturing (QRM). O principal objectivo desta estratégia (QRM) é ganhar vantagens competitivas por intermédio da redução dos leadtimes.
Assim, a estratégia QRM é particularmente eficiente para empresas com produção de produtos customizados em pequenos lotes, ampla variedade de opções e combinações de especificações que torna pouco viável a existência de stock para todas as opções, nas várias etapas da produção.
A sua utilidade manifesta-se em situações muito específicas como: i) sistemas MRP de alto nível; ii) organização celular do sistema produtivo; iii) sistemas com uma lista estável de materiais.
O mecanismo POLCA caracteriza-se como sendo um sistema híbrido push-pull, de sinalização baseada em cartões e que enfatiza a redução de leadtimes, a diminuição dos custos imputados ao produto, uma maior eficácia no cumprimento dos prazos de entrega e redução de desperdícios Stevensen et al.
O POLCA é, portanto, um mecanismo híbrido que envolve aspectos aspectos de MRP e Kanban que permitem o controlo do congestionamento no sistema e excesso de stock em curso. Ou seja, é uma junção dos sistemas Kanban na medida em que puxa a produção, e do MRP por empurrar a produção, sendo que o POLCA visa diminuir e/ou melhorar as limitações de cada um destes métodos.
No sistema POLCA, o fluxo de ordens pelas diferentes células é controlado pela combinação de autorizações de libertação e cartões de controlo da produção, os cartões POLCA (Bianco, 2008).
Deste modo, o sistema POLCA caracteriza-se por: a) Autorização de libertação por um sistema denominado HL/MRP (higher level MRP). Este sistema é semelhante ao MRP convencional com duas diferenças: i. baseia-se numa estrutura de produtos simplificada, utilizando os leadtimes individuais de cada posto de