Engenharia das ligas de Aluminio
Disciplina: Engenharia das Ligas de Alumínio
1) Neste processo, o alumínio é produzido pela redução eletrolítica da alumina (Al2O3) dissolvida em um banho de fluoretos fundidos. O processo se desenvolve em fornos especiais revestidos de carbono, também chamados de cubas eletrolíticas, que operam a aproximadamente 960°C. A cuba possui dois componentes principais: os anodos, dispostos na parte superior, e o catodo, ou cuba propriamente dita, onde se processa a eletrólise. O alumínio líquido, produzido pela eletrólise, é retirado periodicamente das cubas e transferido em cadinhos até os chamados fornos de espera. Daí o metal segue para máquinas de lingotamento, onde é conformado e resfriado, para produção dos lingotes.
2) A notação do alumínio primário é: Pxxxx
Exemplos: P1020 = Si 0,10% máx Fe 0,20% máx P0506 = Si 0,05% máx Fe 0,06% Max
3) De acordo com o produto, as ligas de alumínio podem ser divididas em dois grupos:
3.1) LIGAS CONFORMADAS OU TRABALHADAS (wrought alloys) –são ligas destinadas à fabricação de produtos semi-acabados, como laminados planos (placas, chapas e folhas), laminados não planos (tarugos, barras e arames) perfis extrudados e componentes forjados.
3.2) LIGAS FUNDIDAS (cast alloys) – ligas destinadas a fabricação de componentes fundidos.
Somando-se as ligas conformadas e as ligas fundidas, existem mais de 600 ligas reconhecidas industrialmente.
Estes dois grupos se subdividem em: LIGAS NÃO-TRATÁVEIS - Não são endurecidas por meio de tratamento térmico. LIGAS TRATÁVEIS TERMICAMENTE – São endurecidas por meio de tratamentos térmicos.
4) As principais famílias de composições das ligas são: Alumínio-Cobre, Alumínio-Magnésio, Alumínio-Manganês, Alumínio-Silício, Ligas de Alumínio com Zinco-Magnésio-Cobre.
5) As principais famílias de composições de Alumínio para fundição são:
1xx.x - Alumínio não ligado (comercialmente puro)
2xx.x - Ligas contendo Cu como elemento