Engenharia civil
O paper caracteriza-se principalmente pela originalidade, ou seja, as reflexões devem ser mesmo do autor do paper. Segundo Medeiros (1997, p. 186), [...] “se o autor apenas compilou informações sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto do seu trabalho será um relatório e não um paper”.
Espera-se de quem o escreve uma avaliação e/ou interpretação dos fatos ou das informações que foram recolhidas, ou seja, o desenvolvimento sintético de um ponto de vista acerca de um tema, de uma realidade observada, de um texto, uma tomada de posição definida e a expressão dos conhecimentos de forma original.
O paper não é:
a) um resumo de um artigo ou livro (ou outra fonte);
b) idéias de outras pessoas, repetidas não criticamente;
c) uma série de citações, não importa se habilmente postas juntas;
d) opinião pessoal não evidenciada, não demonstrada;
e) cópia do trabalho de outra pessoa sem reconhecê-la, quer o trabalho seja ou não publicado, profissional ou amador: isto é plágio (ROTH apud MEDEIROS, 1997, p. 187).
Estrutura do paper:
O “paper” pode ser redigido em quatro seções: * Introdução * Desenvolvimento * Conclusão * Documentação
I) Introdução * O objetivo desta seção é introduzir o leitor na questão ou tema tratado no “paper”. O autor deve explicar ao leitor sobre o que está escrevendo. Entretanto, não há uma maneira única para se fazer isto. Cada “ paper” é um pouco diferente. É necessários que o autor selecione a melhor maneira de introduzir seu “paper” para o leitor.
Por exemplo: * Você pode fornecer alguma informação básica sobre o tema; * Você pode contar porque está escrevendo sobre aquela questão; * Você pode mostrar a importância do tema.
II) Desenvolvimento * Esta é a sua posição atual. Em outras palavras, esta é a seção na qual você diz ao leitor alguma coisa. Você deve estar seguro de organizar o desenvolvimento de maneira que o leitor possa seguir facilmente