Engenharia civil
A Construção civil brasileira ainda é tida como conservadora e tradicional em diversos segmentos, porém com a popularização da internet e do mundo digital o setor tem procurado mudar e inovar para garantir bom custo, boa qualidade e com isso se tornar mais competitiva num mercado que cada vez mais se mostra capitalista e veloz. Nos últimos anos o setor tem crescido com ajuda de tecnologia e este trabalho mostra de forma sucinta algumas das principais ferramentas para a construção civil.
O AutoCAD é um programa (software), que se enquadra no conceito de tecnologia CAD é utilizado mundialmente para criação de projetos em computador. Na verdade, AutoCAD é o nome de um produto, assim como Windows, word, etc. Existem outros software de CAD como Catia Pro Engineer, Solid Works, etc. Aplicabilidade-Muitos dos programas CAD que existem no mercado aplicam-se a uma necessidade específica, como arquitetura, mecânica, elétrica, geoprocessamento entre outras. Outros sistemas de CAD também se firmaram como padrão, como o Micro-Station e o VectorWorks, Sistemas de CAD (projeto e desenho),CAM (manufatura), CAE (engenharia), GIS (geoprocessamento) específicos tem sido criados, destinados à mecânicas agrimensura, engenharia, arquitetura, topografia, estradas, modelagem tais como AutoCAD, AutoSurf, AutoArchitect, AutoBuilding, Cad Overlay, Catia, GisPlus, EMS e Hilteck.
Para o curso de arquitetura, usamos para desenhar projetos, tais como, planta baixa, coberta, locação, cortes, fachadas (em 2d), perspectivas (3d). A cada ano tem uma nova versão de AutoCAD.
CAD/Alvest - TQS
Software integrado para projetos de alvenaria estrutural (blocos de concreto e cerâmico) que incorpora uma análise avançada, dimensionamento, detalhamento e geração automática de desenhos de paredes em planta e elevação de forma prática. p
Desenhos de Fiadas
Desenhos das alvenarias em planta para a 1ª e 2ª fiada com a identificação de cada